segunda-feira, 18 de junho de 2012

Orientações para você que quer adotar um amiguinho


 Gatos 

            Gatos não são como os cachorros, eles passam a maior parte do tempo dormindo. Gostam de brincar, mas não de brincadeiras agitadas como os cães.

 Xixi e cocô

            Para o gato deve se ter uma caixa plástica com areia sanitária em um lugar com fácil acesso para o animal, desde seu primeiro dia no ambiente. Ensine que na caixa que é lugar dele fazer suas necessidades, geralmente os gatos se acostumam fácil, e por serem extremamente limpos os seus donos devem tomar cuidado em manter a caixa de areia sempre limpa para não obter nenhum problema.
 
Banho 

            Gatos são diferentes dos cachorros, por isso não necessitam de tantos banhos. Porem caso o dono preferir o gato pode começar a tomar banho sim.
            O primeiro banho de um gato só pode ser dado após os 3 primeiros meses de vida, e somente 1 vez por mês, usando sempre shampoos para a espécie e água morna, pois eles são bem sensíveis.
            A escovação do pelo é essencial, pois ao se lamber eles acabam engolindo muitos pelos que podem acabar formando um fecaloma (bolo de fezes muito duro e ressecado).

Alimentação 

            Desde pequeno devem ser acostumados com a ração, pois ela ajuda no crescimento e desenvolvimento do gatinho. Procure sempre estar dando uma ração com bastante vitaminas e proteínas, e se possível a mais adequada segundo a orientação do veterinário.
            Procure não deixá-lo comer restos de comidas, doces, massas entre outras coisas, mesmo que o gato goste, pois você pode estar fazendo mal ao seu animal.

Vacinação

            São primordiais para evitar varias doenças no animal e inclusive em seu dono.

Cães 

            Cães adoram brincar. São companheiros e muito espertos.
  
Xixi e cocô

 Os cachorros levam mais tempo para aprender a fazer as suas necessidades no lugar correto, seus donos tem que ter paciência e consciência que chegar em um ambiente novo com odores  e rotinas diferentes  é complicado para o bichinho.
            Uma dica boa é molhar o jornal com o xixi do cachorro e colocar esse jornal no lugar que deve ser feito as necessidade, pois ele sentindo o cheiro de sue próprio xixi poderá se familiarizar com o lugar certo. Lave com desinfetante o lugar errado e leve-o para lá e fale um “NÃO” para que ele entenda que ali não pode. Com o tempo o animalzinho irá se acostumar.

Alimentação

             Como os gatos, os cachorros devem ser acostumados com a ração desde filhotes, com a ajuda do veterinário o dono poderá saber qual a ração mais adequada para o animalzinho. Não devem ser dado doces, massas e coisas que façam o cão ficar mal.

Vacinação

            São importantes para a saúde tanto do cão quanto do dono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário