segunda-feira, 18 de junho de 2012

Maus tratos e sua linha do tempo



Não é de hoje essa história de maus tratos aos animais. Se formos buscar nas antigas escrituras veremos muitos relatos de sacrifício de animais em prol dos deuses; em sua passagem pelo deserto, Moises fez sacrifício de animais.
            Os animais sempre tiveram uma participação muito forte na vida do homem, quer seja como animal de carga, transporte, arado, como fonte de alimento e também como companhia.
            O animal está presente na literatura, nas pinturas retratadas por grandes nomes, na poesia, na música. Onde quer que o homem esteja, lá tem um animal.
            Como podemos negar sua importância? É antiga a máxima que diz: “O animal é o melhor amigo do homem.” Pois é! Mas infelizmente, não é sempre que podemos dizer o mesmo do homem.
            Há muitas pessoas que não tem o mínimo respeito pelos animais, e fazem proveito de suas vidas como se fossem objetos descartáveis.
            Não é raro nos depararmos com situações evidentes de maus tratos contra animais. Um exemplo disso é a comercialização de animais domésticos e muitas vezes, animais silvestres. As autoridades falham na fiscalização, o que contribui com o aumento da comercialização ilegal de animais silvestres.
            Na maioria das vezes, os animais ficam abrigados em gaiolas minúsculas, com higiene precária e alimentação inadequada.
            O que torna o ser humano tão excepcional a ponto de ter o direito de comercializar vidas?    Cabe a sociedade por a mão na consciência e optar pela adoção ao invés de comprar um animal. Quanto mais se compra, mais cresce o numero de abandono.
            Você consegue ver a equação? A equação que mostra como muitas pessoas tratam os animais como objeto, como um produto que ele usou, enjoou e descartou.
            Andamos pela rua e nos deparamos com tristes cenas de animais acorrentados, cavalos em visível estado de subnutrição, amarrados em áreas impróprias.
            Como todo crime, há leis que punem aqueles que praticam maus tratos contra animais, mas infelizmente, muitas vezes a sociedade se cala, não denuncia quando presencia esses atos e então a justiça adormece. Em alguns países, a punição para maus tratos contra animais é severamente aplicada. Há autoridades policiais especificas para atuar nessa área, o que torna a sociedade mais alerta quanto ao assunto.
            Cabe ao dono, fornecer condição de vida adequada ao seu animal. Prover abrigo, alimento, higiene e carinho. Quando não se é capaz de garantir a segurança do animal, este não deve ser mantido pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário